Porto Seguro (BA)


Praias, cultura e vida noturna proporcionam diversão para todos os públicos em Porto Seguro (BA)

 

Quando aportou no Litoral Sul da Bahia, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral jamais imaginou que aquele pedaço de terra rodeado de rios, manguezais e o próprio mar seria um dos destinos mais visitados do Brasil. As praias virgens da época de Cabral são hoje bastante agitadas e também as mais disputadas pelos turistas nacionais e estrangeiros que visitam a zona turística baiana denominada Costa do Descobrimento.


Três municípios fazem parte da região que abriga pelo menos 20 praias, mas Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália são notadamente os mais disputados entre os visitantes. Batizada de Terra do Descobrimento, a cidade de Porto Seguro tem toda a sua atividade cotidiana voltada para o turismo.

Com uma robusta infraestrutura hoteleira (cerca de 40 mil leitos), que vai desde as pousadas mais simples aos luxuosos resorts, a cidade lidera o ranking de pacotes vendidos pelas principais agências de viagem do Brasil e recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia.

História, cultura, lazer e diversão são as palavras-chave para quem visita Porto Seguro a qualquer época do ano, com exceção do período que vai da segunda quinzena de março a meados do mês de abril, quando as chuvas ocorrem com intensidade na região. Depois disso, a região fica em festa por conta das comemorações aos dias do Índio (19) e do Descobrimento do Brasil (22).

Por falar em festa, os agitos ocorrem com mais intensidade mesmo nos meses de dezembro, época em que a cidade recebe milhares de pessoas para os festejos do Réveillon, janeiro, mês que registra um grande número de baladas por dia, em horários e locais diferentes, e fevereiro com o Carnaval, nas ruas da cidade e o Carnaporto, na Arena Axé Moi.

Em outubro, os empresários locais promovem a Semana do Saco Cheio, evento com uma vasta programação musical e que deixa os hotéis da cidade completamente lotados. O público, que comparece em peso ao evento, é composto por jovens e adolescentes.

O turista que prefere programas mais sossegados também tem diversas opções em Porto Seguro como passeios de escuna, que levam até o Recife de Fora, visitas às reservas indígenas como as da Jaqueira e a de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália e um descanso à beira-mar. Um dos locais mais propícios para curtir tal tranqüilidade é a Praia do Mutá, no Litoral Norte da cidade. Lá, as barracas oferecem som ambiente de MPB, jazz, blues e clássicos nacionais e internacionais. Já a Praia de Mundaí, com suas águas calmas, oferece boas condições para a prática do mergulho, pois quando a maré está baixa, surgem diversas piscinas naturais. O local também é uma boa opção para relaxar.

Na maré baixa, o mergulho no Recife de Fora também é uma boa pedida. Além das riquezas naturais que podem ser vistas nos recifes e corais, o mergulhador, que não precisa ter tanta experiência assim, pode ver um belo espetáculo dos cardumes de peixes e até mesmo crustáceos como lagostas. Os mais aventureiros e que não têm medo de altura podem fazer um sobrevôo de helicóptero à Orla Marítima de Porto Seguro. Outra opção para ver Porto Seguro do alto e não pagar nada é ir até ao Centro Histórico, na Cidade Alta, e contemplar a bela vista que se tem da parte baixa da cidade, bem como as enseadas da Praia do Cruzeiro, que é muito linda vista de cima.

A badalação, com muito som ao vivo, opções de lazer e aventura estão disponíveis em praias como Taperapuã, na sede de Porto Seguro. Além disso, há muitas opções em Arraial D?Ajuda como as praias de Taípe, Pitinga e Parracho. Quem está a fim de curtir um lugar com mais requinte, privacidade e glamour, tem como opções as praias localizadas em Trancoso e Caraíva.

A noite de Porto Seguro é recheada de baladas para todos os gostos. As casas de lambada já não são mais tão badaladas como antes, pois o ritmo foi cedendo espaço ao forró, funk, axé, samba e outros. Mesmo sendo um marinheiro de primeira viagem, o turista não tem dificuldades em encontrar a sua tribo em Porto Seguro, que conta com points conhecidos como a Passarela do Descobrimento, antiga Passarela do Álcool, e o Corredor Cultural, na conhecida Rua do Mangue. Do outro lado, em Arraial D?Ajuda, há diversos locais com opções de música ao vivo que vai do MPB ao pagode baiano e axé.


Voltar


Nenhuma viagem cadastrada.


VIAGEM JUQUEHY FERIADO DE TIRADENTES 2016
03/06/2016

Veja mais fotos

Praia dos Artistas -Natal
23/06/2015

Veja mais fotos

Rio de Janeiro
06/09/2012

Veja mais fotos


De:
Para:
Vale Way Service - Todos os direitos reservados.